Erloneide

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Museus Virtuais



Era Virtual

         O site Era Virtual tem como objetivo a ampla divulgação e promoção dos museus brasileiros e de seus acervos. Estes projetos são resultado da percepção de que nesta nova era da tecnologia das informações é essencial inovar, rever e reconstruir o modo de promover a cultura.
         
          Baseado nessa perspectiva podemos garantir que as pessoas possam ter acesso aos objetos e documentos do museu, seja para deleite do belo, conhecer novos museus, ou mesmo para pesquisa, sem precisar sair de casa. é claro que a visita visita virtual não substitui a visita ao museu físico, não transmite a mesma emoção e/ou sensação de estar no museu realmente, mas sabemos que muitos não tem condições de visitar todos os museus por diversos motivos, principalmente financeiramente. Com os museus virtuais podemos conhecer um pouco deles, seus acervos e histórias.

          Alguns usam tecnologias mais sofisticadas, como os usados nos jogos de videogames, que permitem ao visitante uma maior integração, o que no museu física é mais difícil que aconteça, e um tour, que lhe dar a sensação de estar realmente dentro do museu, você escolhe a direção da sua visita, como no Museu da República no Rio de Janeiro.



           

Sites Educativos


EDUCAR PARA CRESCER

       
      Esse site é muito rico e contribui para  a melhoria da educação brasileira a partir da contribuição de todos os agentes responsáveis por ela: alunos, pais educadores, gestores escolares e outros.
        As sugestões apresentas são riquíssimas vale a pena visitar.

sábado, 19 de outubro de 2013

O uso da Tecnologias na Educação

       

http://www.youtube.com/watch?v=pTJvo-jitvM

       Esse vídeo trata da importância da participação do professor na inserção das novas tecnologias na escola, além de apresentar os prós e os contras. Deixa claro também que, se o professor não estiver informatizado, preparado para o uso dessas novas tecnologias na sala de aula, ele poderá apenas estar substituindo ferramentas, enquanto sua metodologia continuará a mesma e em nada essas tecnologias vão influência a aprendizagem dos alunos.

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica

       O Curso de  Especialização em Coordenação Pedagógica realizado pela Universidade Federal, terá duração de 405 h tendo como objetivo principal formar coordenadores pedagógicos que atuam em instituições públicas de educação básica, para que possa ampliar suas capacidades de análise e resolução de problemas, que possam orientar mais eficazmente o trabalho do professor no processo ensino-aprendizagem, garantindo a efetiva aprendizagem de todos os alunos.

         Surge a necessidade então  de um número de reflexões sobre a prática do coordenador pedagógico, suas funções, a importância do seu papel dentro da escola e principalmente como orientador e formador dos professores que estão sobre sua responsabilidade. Partindo da premissa de um curso à distância, com o uso das novas tecnologias e a inclusão digital nas escolas de todo país, se faz necessário uma discussão de como acontece essa inclusão dentro das escolas, se não acontece, porquê? Como nossos professores estão preparados se não estão o que deve ser feito.

Esse curso induz os coordenadores pedagógicos a uma profunda reflexão da sua prática dentro da nova realidade, mudanças e inclusões.

Maiores informações: http://www.virtual.ufc.br/gpege